Rede municipal de educação recebe material sobre meio ambiente

05/11/2011 00:05

Rede municipal de educação recebe material sobre meio ambiente

Terça, 14 de abril de 2009 • 13:53
 

As 143 escolas municipais que ofertam do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e a Gerência de Formação da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) receberam hoje (14) 150 kits de educação ambiental, doados pelo O Boticário. A entrega simbólica do material foi realizada, pela manhã, na Escola Municipal Mariano Alves de Carvalho, zona Norte de Teresina.

Cada kit contém um CD e um DVD com informações sobre temas atuais relacionados ao meio ambiente, bem como sugestões de atividades de educação ambiental que os professores podem aplicar em sala de aula. As atividades são divididas por série e por disciplina. O material traz ainda imagens e gráficos simplificados, de forma a despertar a consciência ambiental nas crianças e adolescentes.

“As escolas da rede municipal já desenvolvem projetos de educação ambiental, arborização e uso racional dos recursos naturais não renováveis, como a água. O kit nos ajudará a ampliar nossas ações para a construção de um ambiente melhor. O futuro que queremos começa hoje, em cada ação diária”, disse o secretário municipal de Educação, Washington Bonfim.

Para a gerente comercial de O Boticário em Teresina, Yara Valentim, as crianças e adolescentes são o público ideal para a disseminação de uma cultura de preservação ambiental: “Quando a criança é sensibilizada e aprende, ela leva esse conhecimento para o convívio familiar. Por isso estamos distribuindo os kits nas escolas municipais, por sabermos que serão bem utilizados e que os alunos criarão uma corrente de convivência harmônica com o meio ambiente”. Ela acredita no fortalecimento da educação ambiental e no despertar, nos alunos, para a importância de cada um na construção de um mundo melhor e mais belo.

“Nossa escola está localizada numa região muito populosa, que é a Grande Santa Maria da Codipi. Incentivamos nossos alunos a dividirem com os pais o que aprendem na escola e a chamá-los a participar de nossas atividades. O kit nos dará novas idéias para agirmos em favor do meio ambiente”, comentou a diretora adjunta da E. M. Mariano Alves de Carvalho, Sayonara Vieira. A escola fica atende 584 alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, nos turnos manhã e tarde.

Djalma Batista, aluno do 7º ano do Ensino Fundamental na E. M. Mariano Alves de Carvalho, fez questão demonstrar estar atendo aos cuidados com o meio-ambiente: “Não podemos esperar o amanhã. Precisamos agir hoje. Nossas pequenas atitudes, como jogar papel nas ruas ou derrubar uma árvore têm grandes conseqüências. Precisamos contribuir com a arborização da cidade e evitar poluir os rios. Se cada um de nós fizer a sua parte e incentivar o vizinho, conseguiremos transformar a nossa realidade para melhor”.

Fonte: https://www.arimateiaazevedo.com.br/noticia/educacao/133897/3